top of page

2020/1 - Herval, RS: Projetos publicados

Disponíveis em acervo online os projetos de 2020/1 de Planejamento Urbano em Herval, RS


A disciplina de Planejamento Urbano da FAUrb (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) atualmente é ministrada no quinto semestre curricular e segue em sua tradição de unir o ensino com a extensão, junto com atividades de pesquisas. O quinto semestre curricular é marcado pela intensificação dos trabalhos práticos com urbanismo, o que se faz mediante parcerias com prefeituras da área de influência da UFPel (Universidade Federal de Pelotas).


O professor da disciplina, Maurício Couto Polidori, relata que a escolha da cidade de Herval para o trabalho se deu por duas razões principais: a prefeitura, através de seu arquiteto e urbanista, interessou-se pela parceria; o grupo do LabUrb (Laboratório de Urbanismo) está envolvido em trabalho há bom tempo com as cidades de fronteira com o Uruguai. Desse modo, configura-se um duplo interesse, com possibilidade de ganhos para universidade e sociedade.


Galeria: fotografias de Herval, RS

Fonte: Elaborado pelo grupo 3 - 2020/1


Sobre a cidade, Polidori relata que Herval apresenta importante relação com a topografia, águas e cobertura vegetal, atributos que têm guiado as análises espaciais e influenciado fortemente os trabalhos dos alunos. "A cidade historicamente implantou-se em áreas altas, em divisores de águas das bacias e sub-bacias hidrográficas. Atualmente apresenta expansão próxima das estradas de acesso à área urbana, com possibilidades de mudança no perímetro urbano, com diminuição de compacidade. Planejar nesse cenário para 40 e até 80 anos adiante é o desafio acadêmico e extensionista que está posto para os alunos, professores e prefeitura local."


Mapa: Levantamento de evolução urbana

Fonte: Elaborado pelo grupo 3 - 2020/1


Exemplo de projeto para 10, 20, 40 e 80 anos

Fonte: Elaborado pelo grupo 1 - 2020/1


Em um ano marcado pela pandemia da COVID-19, as atividades presenciais foram suspensas e o ensino retomou de forma remota. Sobre este período, Polidori diz: "esse semestre de 2020 em Herval foi realizado à distância, sem as tradicionais visitas e trocas de experiências. Isso trouxe dificuldades para conhecer o local, mas assumimos como um desafio a enfrentar."


Galeria de vídeos de percepções e projetos

Fonte: Elaborado pelos acadêmicos do semestre de 2020/1


Os projetos realizados pelos alunos da disciplina no semestre de 2020/1 estão disponíveis no site de acervo da disciplina, no seguinte link: https://planurbfaurbufpel.wixsite.com/inicio/2020-1. Criado em 2018 por Bruno Santilli, estudante da FAUrb que na época era bolsista do LabUrb e atualmente atua como voluntário para a manutenção da página.


Créditos aos estudantes de 2020/1: Amanda Hentges Sehn, Gabriela Noremberg, Lara Calderipe, Rafaela Cecconi, Rafaela Otto, Tauane Uarth, Yuri Martins Pereira.


Texto de:

Bruno Soeiro Podestá Santilli

Maurício Couto Polidori

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page